O assunto da disciplina positiva ainda é novo em casa e nas escolas, mas tem se popularizado entre os cuidadores nas redes sociais.
A disciplina positiva nada mais é do que uma abordagem que une filosofia de vida e ferramentas práticas para melhorar relacionamentos entre pais, filhos, professores, colegas, etc. De maneira resumida, ainda é uma forma de disciplina, mas no contexto da disciplina positiva, o ato de disciplinar é uma forma de educar e dar limites, sempre associada ao afeto, ao diálogo e ao respeito à criança.
Há o equilíbrio com bom senso, entre o limite e o afeto; quando os filhos erram, existem regras e consequências, mas não castigos. A disciplina positiva entende que o erro também é uma oportunidade de aprendizagem, e desse modo, as crianças aprendem a ser mais cuidadosas e a respeitar o ambiente em que vivem, bem como as pessoas com as quais convivem.
Ao ouvir falar sobre esses aspectos, muitos se perguntam: “ah, mas esse negócio aí de disciplina positiva não estraga a criança?”. E a resposta é: Claro que não! Inclusive, ela não faz perder os limites, pelo contrário, o sistema é justamente trabalhar esses limites para que a criança entenda e saiba lidar com eles, de modo que os aprendizados reflitam de modo positivo por toda a vida adulta. E gostaria de deixar claro que limite não é sinônimo de punição, falta de amor ou incompreensão familiar.
E quais os pilares da disciplina positiva?
1. Empatia e criação de vínculo
Ajuda os alunos a terem um senso de conexão.
2. Elogio x Encorajamento
Desenvolvimento da gentileza, respeito e coragem.
3. Desenvolvimento de novas habilidades
Permite ensinar valiosas habilidades sociais e de vida para desenvolver um bom caráter, autocontrole, resolução de problemas e cooperação.
4. Incentiva a descobrir capacidades
Encorajar o uso construtivo do seu poder pessoal e desenvolver a sua autonomia.
Para finalizar, deixo aqui alguns exemplos de conteúdos ativos sobre disciplina positiva.
Canal Flavia Calina
É um canal no Youtube que foca no universo materno, educação infantil e família; e diariamente vem dando dicas sobre atividades com as crianças e mostra na prática sobre a educação infantil.
Isabelli Gonçalves (@depoisquepariduas)
Outra recomendação é na famosa rede social TikTok, de uma mãe que tem feito muito sucesso como educadora parental. Seu conteúdo também aborda a disciplina positiva.