Cada vez mais as pessoas se encontram com menos tempo disponível, não conseguindo balancear o tempo de lazer com o de estudo. Para isso, é comum que os psicólogos escolares se juntem aos alunos de forma individual formando um horário com os que mais aparentarem necessitar ou com quem solicitar essa ajuda. Existem muitos conteúdos diferentes para estudar e pouco tempo disponível, o que muitas vezes faz com que o aluno trave, ficando ansioso, e não consiga estudar nem o mais necessário.
Para isso, é interessante criar uma rotina, formando um quadro de horários com o objetivo de te guiar todos os dias, sem fazer com que você perca tempo decidindo suas prioridades naquele momento. A organização vai impedir que você fique com matéria acumulada, o que irá aumentar seu desempenho de forma considerável. Sem contar que estudar a matéria logo após ser dada pelo professor faz com que as informações fixem mais em nossas mentes.
Dito isso, agora colaborarei sugerindo alguns passos na hora de montar sua rotina. A primeira tarefa é preencher os horários com as tarefas obrigatórias em horários fixos, estas são suas prioridades. Feito isso, selecione o horário de almoço para que você se alimente com calma e de forma que seus estudos não interfiram em sua saúde. Agora, observe os espaços em branco com muita calma. Selecione aqueles dias mais tranquilos para as matérias que mais te perturbam. Separe uma hora de estudo para estas e espalhe pela semana. Caso sobre tempo, separe quarenta minutos para revisar aquilo que foi passado no dia, isso fará com que você fixe muito mais tudo o que foi anotado em sala.
Somente após ter finalizado os horários de estudo, pegue os espaços em branco e disponibilize para a hora do lazer. É muito importante que estes momentos sejam levados a sério. Sua mente precisa de descanso para funcionar melhor na hora das aulas e dos estudos. Nunca acredite não precisar de lazer, eles sempre são úteis, só precisam ser controlados para não atrapalharem suas obrigações.