Como profissionais de psicologia escolar é animador fazer parte um um novo ambiente, podendo utilizar todos os métodos que adquirimos ao longo de anos de estudo. Os projetos escolares são nada mais que uma ferramenta para contribuir para o nosso trabalho com crianças, adolescentes, pais e professores, desenvolvendo inúmeras competências socioemocionais e auxiliando na dinâmica dentro e fora da escola.
O Projeto de Vida pode ser feito desde a infância até a adolescência de diferentes formas. Ele contribui para o planejamento do futuro, autoconhecimento e muitas vezes é uma reflexão do passado. Um exemplo de dinâmica é o “livro da vida”, em que o aluno descreve desde antes do seu nascimento até seus planos futuros em relação a todos os aspectos de sua vida, é uma atividade que preferencialmente deve ser feita com adolescentes por ser uma escrita longa e aprofundada, mas podemos adaptar para uma redação em turmas de infantis.
Outra forma de ser trabalhado é com a “lista da vida”, onde os alunos são convidados a montar uma lista de objetivos e sonhos a serem realizados até a morte, a dinâmica contribui para visualização do futuro dando uma perspectiva de vida até para os estudantes mais indecisos. Outra reflexão sobre esse projeto é que ele pode gerar também um combate a depressão, pois o aluno que se encontra nesse estado consegue começar a imaginar suas possíveis realizações de vida e suas diversas possibilidades.
O Café Literário já é um projeto que permite que trabalhemos não apenas com estudantes, mas também com os pais e professores. A dinâmica é simples, mas pode ser aprofundada desde que seja bem coordenada: escolhemos um livro de acordo com o assunto que é do nosso interesse trabalhar com aqueles indivíduos, e após a leitura há o debate e compartilhamento de experiências e opiniões pessoais acerca daquele tópico. Entretanto, caso haja a necessidade de uma dinâmica mais rápida que cause o mesmo impacto na reflexão, o Cineclube é uma ótima opção, porque o tema escolhido pode ser trabalhado através de um filme que duraria em média duas horas para ser assistido.
As prevenções de drogas, ISTs, gravidez na adolescência, depressão e suicídio são temas necessários de serem abordados nas escolas, além de grandes preocupações para os pais e responsáveis. As rodas de conversas e caixas de jogos podem auxiliar nessas questões de debates, pois o compartilhamento de opiniões e experiências permite à criança ou ao adolescente a sensação de estar em um ambiente seguro e a reflexão sobre os riscos de suas decisões futuras.
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