Durante muito tempo, a prática do psicólogo nas escolas direcionou-se para uma prática higienista, cujo trabalho focava a atenção em alunos com desvios de comportamentos, problemas no foco de atenção e concentração, disciplina, deficiências mental e intelectual, entre outros. No entanto, atuavam com base num modelo clínico, algo que sabemos que não é o ideal!
O Psicólogo Escolar hoje
Além de abrir mais uma área de atuação do psicólogo, o trabalho nas escolas hoje possibilita o foco na promoção de um espaço que proporcione acolhimento aos alunos, familiares e funcionários.
Inclusive, uma das funções do psicólogo na escola é a de MEDIAÇÃO ESCOLAR.
O que é Mediação Escolar?
Ela surgiu como um meio de solucionar a seguinte questão: “como incluir novos alunos com problemas pedagógicos?”.
Nessa perspectiva, o profissional que atua como mediador virá como uma alternativa nas salas para resolver dificuldades inclusivas de alunos com algum tipo de necessidade especial, como problemas de convívio social ou dificuldade de inserção por conta de qualquer necessidade.
E a questão da mediação escolar abre portas para discutirmos um assunto extremamente importante: o da INCLUSÃO ESCOLAR!
Como funciona?
Basicamente o profissional, que pode ser preferencialmente um psicólogo ou estudante de psicologia, acompanha o aluno diariamente. Nisso, ele o ajuda a desenvolver suas próprias ferramentas para usufruir, de maneira independente, do que a escola tem a oferecer.
Uma vez ouvi o seguinte: “Podemos ensinar as crianças a atravessar a estrada, mas não podemos parar o tráfego”. Podemos ensinar às nossas crianças todas as competências e habilidades para atravessarem e percorrerem os muitos caminhos que irão cruzar nas suas vidas, sendo conscientes de que provavelmente o tráfego não vai parar.
Então eu os digo que a maior dádiva que podemos dar às próximas gerações é a inteligência emocional, a capacidade de autonomia e responsabilização inerente à capacidade de tomar decisões, desenvolvendo neles os valores, as competências e as atitudes necessárias à sua aplicação, de modo a que possam lidar com os conflitos e com os seus comportamentos de forma mais eficiente do que as gerações anteriores.