Há muitas dúvidas diante dessa questão entre os próprios alunos. Como já falamos aqui, o psicólogo escolar age de forma distinta de um psicólogo clínico. Porém, quando se observa a necessidade de um encaminhamento psicológico mais individualizado, o psicólogo escolar deve sugerir aos responsáveis que busquem o auxílio de um profissional da psicologia clínica.
Mas, afinal, quais devem ser os principais motivos para tal encaminhamento?
Cada escola trabalha com uma metodologia diferente, muitas utilizam fichas de encaminhamento, onde estão sinalizados os comportamentos observados no estudante, que indicariam a necessidade de um atendimento fora da escola. Normalmente, nessa ficha encontram-se as seguintes características:
- Agressividade;
- Apatia (desinteresse, lentidão, tristeza, timidez);
- Choro excessivo e frequente;
- Ansiedade aumentada;
- Dificuldade de socialização;
- Resistência em ir à Escola;
- Medos excessivos;
- Fantasia excessiva (mentiras, relatos contraditórios);
- Problemas de aprendizagem;
- Suspeita de dislexia;
- Suspeita de TDAH;
- Suspeita de deficiência intelectual;
- Funções mentais prejudicadas (memória, atenção);
- Dificuldades de compreensão e execução de tarefas;
- Suspeita de altas habilidades/superdotação.
Entretanto, há instituições de ensino que utilizam outra forma de trabalhar, que seria a de registros feitos durante entrevistas com cada estudante ou fruto de observações em situações de interações com os mesmos. Pessoalmente, eu prefiro essa segunda modalidade de trabalho, pois não se cria categorias nas quais as características dos estudantes precisem se “encaixar”. Afinal, os estudantes sempre trazem novos problemas e questionamentos que não serão necessariamente previstos em um documento E, quando o setor de psicologia mantém sua escuta aberta e atenta, se torna mais sensível para fazer os encaminhamentos necessários.
O mais importante é sabermos que quando a família confia na escola a indicação para acompanhamento externo deve ser atendida. Afinal de contas, além do âmbito familiar, é na escola que a criança e o adolescente apresentam suas principais características, seus conflitos, seus padrões de convivência e compartilham seus pensamentos e sentimentos.
Uma equipe atenta e sensível, em geral, só realiza os encaminhamentos quando já se assegurou que todas as alternativas no âmbito da educação já foram esgotadas. Sendo assim, converse com os profissionais que lidam diariamente com seus filhos e sigam suas orientações.