Desenvolver as próprias habilidades socioemocionais permite que o indivíduo estabeleça relacionamentos mais tranquilos e respeitosos com seus pares. Também influencia a saúde mental, já que saber lidar com as próprias emoções torna mais fácil o enfrentamento de desafios.
Empatia, bem-estar emocional, autoestima, ética, paciência, autoconhecimento, confiança, responsabilidade, autonomia e criatividade são as principais habilidades socioemocionais. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o trabalho das competências e habilidades socioemocionais deve ser contemplado no currículo escolar do Brasil.
No contexto de pandemia, as crianças e adolescentes estavam impedidas de conviverem presencialmente no ambiente escolar. Por conta disso, tais habilidades não puderam ser trabalhadas, já que o ensino remoto limitou muito as possibilidades de atuação junto aos estudantes. Com o retorno ao modo presencial temos a oportunidade de promover seu desenvolvimento.
Mas o que contribui para esse desenvolvimento?
- As atividades educativas podem estimular criatividade,
- O trabalho em equipe é importante para gerar empatia e relacionamentos saudáveis
- A promoção de desafios, incentiva a autonomia e da inventividade
- Atividades que motivem a participação do estudante geram maior iniciativa
- Inclusão escolar gera maior empatia
- Valorização e reconhecimento dos avanços de cada estudante, para o desenvolvimento de autoconhecimento, confiança e responsabilidade
- Atividades de raciocínio lógico
- Propostas com música e arte são essenciais, como já falamos aqui no blog.
Quando pensamos, por exemplo, nas propostas para o novo ensino médio, vemos que esse inclui o trabalho com oficinas. Com atividades voltadas para o cotidiano de maneira reflexiva e inventiva. Estas oficinas proporcionam aos estudantes não somente o acesso ao academicismo tradicional, mas vai adiante quando os envolve no fazer de cada atividade.
Por isso, muitas escolas se anteciparam agregando esse trabalho no Currículo Comum e aquelas que não o tinham feito, estão com a incumbência de adaptar seu modelo de Ensino Médio às novas propostas.
Veja, que uma educação mais conectada com a realidade externa à da escola vem sendo cada vez mais necessária e já é uma exigência na realidade das escolas.
Gostou? Podemos utilizar projetos escolares para facilitar o desenvolvimento dessas habilidades socioemocionais, você sabia? Se achou interessante, fiquem atentos ao lançamento do meu curso sobre projetos nas escolas!