Como sabemos, a Rede Mundial e as plataformas de streaming nos proporcionam uma variedade de materiais que, examinados com cuidado, podem trazer uma série de reflexões muito fecundas para os jovens e suas famílias.
Assistir filmes pode ir muito além do entretenimento, pode também expandir nossa cultura,formas de estar e ser no mundo. Existem filmes clássicos, extremamente necessários de serem vistos e discutidos, por isso, trago aqui alguns destes, que considero importantes para.
Filmes
1- “A garota dinamarquesa”
Este filme é dirigido por Tom Hooper e conta sobre um casal que vive em Copenhague no ano de 1926. Gerda Wegener, interpretada por Alicia Vikander, decide pintar seu marido Einar Wegener, interpretado por Eddie Redmayne, vestido de mulher. Einar, a partir daí, começa a mudar sua aparência e a se identificar cada vez mais como mulher. Recebendo muito apoio de sua esposa, Einar supera seus medos e passa pela primeira cirurgia de mudança de sexo da história. Assim nasce Lili, que cada dia mais se libertava das condições de vida que lhe foram impostas. Este filme além de contar um pouco sobre esta história tão impactante, pode abrir a mente de muitas pessoas sobre este tema tão importante que, infelizmente, até os dias de hoje é visto por muitos como algo errado, que foge a normalidade, que não é aceito.
2- “Anna Karenina”
Este se passa no Século XIX e conta a história de Anna Karenina (Keira Knightley), casada com Alexei Karenin (Jude Law), um rico funcionário do governo. Ao viajar para consolar a cunhada, que vive uma crise no casamento devido à infidelidade do marido, ela conhece o conde Vronsky (Aaron Johnson), que passa a cortejá-la. Apesar da atração que sente, Anna o repele e decide voltar para sua cidade. Entretanto, Vronsky a encontra na estação do trem, onde confessa seu amor. Anna resolve se separar de Karenin, só que o marido se recusa a lhe conceder o divórcio e ainda a impede de ver o filho deles. Esta temática também é muito interessante por se tratar de algo que na época era incomum e nos dias de hoje ocorre com mais frequência. Vale a reflexão!
3- “Os miseráveis“
Também é um filme repleto de inspirações. É uma adaptação de musical da Broadway, que, por sua vez, foi inspirada na clássica obra do escritor Victor Hugo. A história se passa em plena Revolução Francesa do século XIX. Jean Valjean (Hugh Jackman) rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e acaba sendo preso por isso. Solto tempos depois, ele tentará recomeçar sua vida e se redimir. Ao mesmo tempo em que tenta fugir da perseguição do inspetor Javert (Russell Crowe). Tais ensinamentos devem ser contextualizados frente aos dias de hoje para que a forma com que lidamos com este tema seja repensada.
4- “Cyberbully”
Mostra a vida de uma adolescente que ganha de sua mãe um notebook, com regras restritas de como utilizá-lo. No entanto, a jovem cria uma conta em uma rede social e, após uma brincadeira maldosa, sua vida começa a se tornar um verdadeiro caos. Ela sofre vários xingamentos na internet, até que as brincadeiras saem completamente de controle, a ponto de levar seus melhores amigos a se afastarem, o que a levou à tentativa de suicídio. É um filme muito importante para mostrar aos jovens as consequências nefastas que brincadeiras de mau gosto decorrentes do cyberbullying podem levar.
5- “Um grito de socorro”
Este filme conta sobre Jochem, um adolescente gordinho que sofre bullying de um grupo de colegas da escola. Alguns até tentam ajudar, mas a situação sai do controle quando o garoto é forçado a beber em uma festa. David, amigo do jovem, se sente culpado por não ter defendido o colega, e resolve procurá-lo sem imaginar que talvez seja tarde demais para ajudar Jochem. Sendo muito importante para mostrar as consequências que o bullying pode causar.
6- “Elefante”
Também com adolescentes, este filme conta de dois alunos que, enquanto a maior parte da escola está envolvida em atividades cotidianas, esperam, em casa, a chegada de uma metralhadora semi automática, com altíssima precisão e poder de fogo. Munidos de um arsenal que vinham colecionando, os dois partem para a escola, onde serão protagonistas de uma grande tragédia.
7- “Para sempre na minha vida”
Começa com um tema mais politizado e vai se tornando mais romântico. Após saber que o Estado pretende privatizar o colégio em que estudam, um grupo de estudantes decide entrar em greve e ocupá-lo, enfrentando a polícia. Entre eles está Silvio (Silvio Muccino), que está mais interessado em garotas do que nos comitês de política estudantil. Apesar das confusões decorrentes da ocupação da escola, e também da interferência de seus pais em sua vida, Silvio se esforça para encontrar o grande amor de sua vida.
8- “Clube dos cinco”
Seleciona cinco estereótipos clássicos de colégio para formar os personagens que em virtude de terem cometido pequenos delitos, são confinados no colégio em um sábado, com a tarefa de escrever uma redação de mil palavras sobre o que pensam de si mesmos. Apesar de serem pessoas completamente diferentes, enquanto o dia transcorre eles passam a aceitar uns aos outros, fazem várias confissões e tornam-se amigos.
Referências para meditação e qualidade de vida
Apps
Meditopia:
Meditopia: Meditação,Ansiedade – Apps no Google Play
Meditopia: Meditação, Sono na App Store
Headspace:
Headspace: Meditação e Mindfulness – Apps no Google Play
Headspace: Meditação e Sono na App Store
Insight Timer:
Podcasts e meditações guiadas
Insight Timer – Meditação, Dormir – Apps no Google Play
Insight Timer – Meditação na App Store
Tide:
Tide – Sleep Sounds, Focus Timer, Relax Meditate – Apps no Google Play
Tide: Sleep, focus, meditation na App Store
Youtube:
Jeanne Pilli – Cultivando o Relaxamento (Meditação ‘Enfermaria’) – Jeanne Pilli – Cultivando o relaxamento.
Referências para exercícios de vestibulares
Apps
Perguntados:
Para os vestibulandos – os estudantes aprendem e se divertem ao mesmo tempo
Perguntados – Apps no Google Play
Hora desafio:
Perguntas mais teóricas, com um Layout tão legal que dá vontade de estudar
RevisaApp:
Disponibiliza resumos por disciplinas
RevisApp (Enem e Vestibular 2021) – Apps no Google Play
Stoodi:
Stoodi | Mais que um cursinho online!
Brainly:
Plataforma de correção de exercícios
Brainly 📚 Perguntas e Respostas para Estudar – Apps no Google Play
Brainly: Perguntas e Respostas na App Store
Plantie:
Colabora com a disciplina para o estudo pois quando o estudante sai, recomeça tudo quando entrar novamente