As escolas buscam sempre pelos melhores profissionais na hora da contratação. Querem aquele que mais se encaixa no perfil da escola, com o melhor currículo e melhor didática, mas poucas são as escolas que colaboram para que eles cresçam depois de ingressarem nelas. É de interesse de todos que haja um investimento nessa área para que a unidade esteja em crescimento constante. Esse processo de aperfeiçoamento é conhecido como formação continuada.
Os professores, principalmente com avanço da tecnologia na velocidade que está, precisam estar sempre se atualizando, a fim de se tornarem profissionais cada vez melhores e mais adaptados, desenvolvendo seus saberes os tornando educadores mais habilidosos. Esta formação não há limites, ela ocorre conforme a necessidade e de forma continuada. Sempre estarão surgindo novas práticas de ensino que devem ser repassadas. Conforme os anos passam, mais rápido estas práticas se atualizam.
O avanço da tecnologia também irá refletir no comportamento das crianças e adolescentes, que cada dia mais estão inseridos neste mundo digital. As consequências deste uso são diversas e interferem diretamente no trabalho do professor. A formação continuada ajuda a lidar com estes desafios acompanhados das gerações, sendo assim, cada vez mais necessárias. Com esta, os profissionais irão estar constantemente repensando sua metodologia, deixando os alunos satisfeitos com sua performance. Isso faz com que haja uma melhora no ensino-aprendizagem.
Para a escola, as vantagens são diversas como o aumento da qualidade de ensino, uma evolução contínua dos professores, melhora as práticas pedagógicas, aumenta a motivação dos professores e os prepara para o uso de tecnologias. Além de possíveis projetos que podem estar ligados a área da saúde mental que aumentam significativamente a produção daquele professor e os faz enxergar o lado do aluno também. Este tópico é de extrema importância para o melhor desempenho do profissional.