logo-img
  • Home
  • Sobre mim
    • Trajetória Profissional
  • Consultório
    • Atendimento crianças. adolescentes e adultos
    • Orientação Profissional
  • Palestras e Cursos
  • Diário de Bordo
  • Contato
12 de agosto de 2021

Ideias de dinâmicas para inclusão nas escolas

Dentre os temas que se apresentam como desafio e são de extrema relevância para profissionais que trabalham na área de educação, está o da inclusão escolar.

Neste sentido, é muito importante que a escola se preocupe e busque novas práticas, sempre analisando qual foi o resultado de cada uma delas para que nada seja feito em vão. Portanto, a seguir, você irá encontrar alguns direcionamentos que contribuirão no processo da inclusão escolar.

Assista também a live abaixo sobre o tema “A inclusão escolar como possibilidade”:

Dicas de dinâmicas para facilitar a inclusão escolar

1. Divida os alunos em grupos aleatórios para que trabalhem juntos ao longo do período. 

Isto irá fazer com que algumas pessoas se sintam acolhidas e interajam mais com quem não estão acostumadas. Passar atividades para realizarem juntos pode fazer com que todos se ajudem e se apoiem ao longo do tempo que passarem juntos. Pode ser interessante estabelecer uma nota simbólica ou um conceito para o grupo, o que vai incentivar o esforço dos alunos para que todos funcionem bem juntos.

Pessoas que costumam “se virar sozinhas” por não terem amigos, necessitarão se abrir a novos relacionamentos, o que abre uma perspectiva de desafio, mas de esperança. Além disso, a formação de grupos com pessoas menos íntimas, pode ajudar a diminuir a conversa paralela.

2. Proporcione palestras sobre o tema de inclusão

Chamar institutos e pessoas que entendam mais sobre o assunto para tratar melhor sobre e poder responder às questões que os alunos tiverem. Aqui vão algumas dicas de convidados:

  1. Instituto Benjamin Constant – Centro de referência nacional de deficiência visual
  1. Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES
  1. Instituto Helena Antipoff –  estabelecimento público de ensino especializado em Educação Especial
  1. Associação dos Amigos Deficientes Físicos – RJ 

3. Leve o tema também para as aulas de educação física, apresentando esportes paraolímpicos para seus alunos. 

Assim eles poderão compreender mais ainda as dificuldades diárias encontradas por deficientes e irão dar mais valor ao esforço feito por estes. É uma aprendizagem que os alunos levarão para sua vida. 

4. Separados em grupos aleatórios, os alunos terão que interpretar uma história sobre inclusão 

Pode ser uma história que será entregue a eles ou que eles inventem juntos. Isso vai estimular a criatividade e vai dar uma noção de como eles enxergam a inclusão. No final, os grupos devem apresentar para a turma a cena criada. Depois de todas as apresentações, a atividade deve ser discutida e analisada. 

5. Passe uma tarefa bem simples como montar um castelo com legos coloridos.

Peça para que façam de uma maneira específica, utilizando cores e quantidade de peças. Selecione uma deficiência para cada grupo. O grupo terá que realizar a tarefa como se houvesse tal deficiência. Muitos não conseguirão concluir da forma correta ou no tempo estabelecido, outros terão mais facilidade, outros vão gastar mais tempo e outros precisarão de ajuda. Ao final da atividade, peça para que falem um pouco sobre como se sentiram, suas maiores dificuldades e o que aprenderam com isso.

É muito importante que todos se escutem e interajam entre si. O grupo, mais uma vez, deve ser aleatório, isso faz com que as pessoas interajam com outras que não se sentem incluídas. 

Observação final: Sempre misture os grupos que costumam estar sempre juntos, nunca deixe que uma pessoa esteja de fora. Ninguém merece se sentir excluído e é dever da escola incentivar a inclusão. Não basta apenas integrar a pessoa com deficiência na escola, é preciso trabalhar duro no processo de inclusão para que esta aluna ou aluno se sinta parte dali. A vida de um deficiente no Brasil já é dura demais, vamos tentar ao máximo facilitá-la. Enquanto estiver ao nosso alcance, devemos nos esforçar ao máximo, dando sempre nosso melhor.

Outros conteúdos sobre inclusão escolar que você pode gostar:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Psicanálise e Educação (@claudiagindrepsicologa)

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Psicanálise e Educação (@claudiagindrepsicologa)

2 comentários em "Ideias de dinâmicas para inclusão nas escolas"

  1. Cândida Maria Santos Vilas Bôas disse:
    16 de fevereiro de 2022 às 11:57

    Bom dia!
    Interessante, ajuda e enriquece os estudos que faço de extensão sobre esse tema :
    Educação Especial e Inclusão pelo Instituto Científico Conhecer de onde já fiz vários cursos de extensão para completar a carga horária na Pós-graduação em Gestão Ambiental com formação em Biologia.
    Professora aposentada em final de 2018 que gosta de seguir com a curiosidade no que interessa.
    Grata.

    Responder
    1. Claudia Gindre disse:
      25 de maio de 2022 às 16:43

      Olá, Cândida! Acrescentei novos conteúdos a esse texto. Espero que contribua de alguma maneira para você. Me siga também no Instagram para acompanhar esse e outros temas relacionados.
      Obrigada pela sua participação!

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Psicóloga, psicanalista, orientadora profissional e palestrante.

  • (21) 99113-3522
  • psi@claudiagindre.com.br

Acesso Rápido

  • Sobre mim
  • Trajetória
  • Atendimento a Crianças, Adolescentes e Adultos
  • Orientação Profissional
  • Palestras e Cursos
  • Diário de bordo
  • Contato

Redes Sociais

Copyright © 2021  Claudia Gindre - Todos os direitos reservados.