
Que o mês do setembro amarelo intensifica as ações e discussões acerca da saúde mental é verdade.
Sabemos que a escola é um ambiente de socialização das crianças e adolescentes. É onde eles buscam pertencimento, onde formam sua identidade. Por esse motivo, a escola é um local que faz toda a diferença para falar de prevenção de suicídio e promoção de apoio emocional. Logo, é importante que haja manutenção de um clima escolar receptivo, pois do contrário, conflitos podem aparecer e refletir em toda comunidade escolar.
Nessa linha de pensamento, você sabe o que significa prevenção da saúde mental e prevenção da saúde mental?
Prevenção se trata de ações que visam aumentar o bem estar, qualidade de vida e fortalecer os fatores que atuam positivamente na saúde do indivíduo e da coletividade.
A posvenção se trata do apoio dado aqueles que passam pelo luto após perder alguém próximo ao suicídio. Segundo a OMS, transtornos mentais correspondem a 16% das doenças e lesões em adolescentes. A posvenção busca também evitar que a prática influencie outros comportamentos de risco
Toda comunidade escolar precisa estar atenta a sinais como?
- Problemas de socialização
- Dificuldades de aprendizado e desinteresse
- Mudanças bruscas negativas no rendimento escolar
- Comportamento antissociais
- Irritabilidade constante
- Automutilação
- Verbalização da morte ou cometer suicídio
É interessante transformar o assunto num evento. “Semana da saúde mental”, com oficinas, palestras, interações entre os alunos e professores, cartazes espalhados pela escola, etc.