O estudante de psicologia, ao longo dos anos de curso, se depara com diversas abordagens e se aprofunda um pouco em cada uma delas. É certo que existem algumas mais comuns e, portanto, mais estudadas, mas é importante tomar conhecimento de todas. Busque saber mais até encontrar a que melhor se adapta a você e a que você mais acredita. Desta forma, seu bom desempenho refletirá de forma mais intensa na vida de seus pacientes.
É muito importante trabalhar com o que acreditamos. Por isso escolhi a psicanálise. Me identifiquei com a linha e fui aprofundando meu conhecimento até os dias de hoje, sempre me atualizando de acordo com o contexto em que estamos inseridos.
É importante lembrar que qualquer que seja a linha seguida, elas foram moldadas há muitos anos, em um mundo diferente do que vivemos nos dias de hoje. Portanto, não é preciso seguir exatamente como se encontra nos livros. Como sigo a psicanálise, usarei como exemplo. Freud viveu nos anos de 1900 no qual a sociedade apresentava uma estrutura completamente diferente, onde as mulheres não eram ouvidas e os homens possuíam o controle de tudo.
Como é possível seguir a finco? Freud estava a frente de seu tempo, mas não a frente do nosso. Portanto, precisamos nos impor a fim de alterar algumas formas de pensamento atrasadas.
Tendo isso em mente, já é possível realizar uma escolha de abordagem sem preconceito e de forma sábia.
Abordagens teóricas da psicologia
Irei falar um pouco sobre as abordagens mais encontradas hoje em dia para que vocês adquiram mais conhecimento sobre elas e saibam qual o pensamento, seu objetivo e sua forma de alcançar este objetivo.
Psicanálise
Desenvolvida por Sigmund Freud, a psicanálise foca no inconsciente, tentando compreender as emoções, sentimentos, pensamentos e comportamentos do dia a dia do sujeito. É uma boa opção para quem tem o desejo de compreender as experiências pessoais, deseja resolver problemas de relacionamento ou de concentração. Tem como objetivo encontrar a origem dos problemas psíquicos para que seja encontrada uma forma de lidar com estes. Compreendendo o inconsciente, será mais fácil compreender os sentimentos, emoções e conflitos internos.
TCC
A terapia cognitiva comportamental acredita que o que nos afeta é a forma como interpretamos um acontecimento e não o acontecimento em si. Tem como objetivo identificar padrões de comportamento e pensamentos que estão na origem do problema. Para solucioná-los são utilizadas técnicas para mudar os sistemas de significados do paciente, a fim de mudar as emoções e comportamentos diante de determinadas situações. O psicólogo vai atrás de padrões de comportamento analisando cada situação contada pelo paciente.
Gestalt
A gestalt tem como objetivo ajudar o paciente a focar no presente, a fim de entender o que está acontecendo na sua vida no momento. Esse trabalho muitas vezes é feito através da reencenação. Tem como objetivo tornar o paciente mais consciente de seus comportamentos negativos que possam impedir que o mesmo seja feliz. Ela foca na forma em que enxergamos o mundo e as experiências que vivemos. Através da encenação o paciente é capaz de levar a sala suas emoções e processá-las junto ao psicólogo, levando situações passadas para o presente.
Behaviorismo
O behaviorismo acredita que nosso comportamento é de experiências e condicionamentos prévios, isto é, as condições do ambiente influencia diretamente no comportamento do indivíduo. Tem seu foco em prever e controlar o comportamento humano.