Eis que nós, profissionais da psicologia, estamos sempre divulgando a importância de um psicólogo e da terapia na vida de uma pessoa.
Inclusive, alguns até criaram o mito de que psicólogos não devem fazer terapia e que o simples fato de ter estado na faculdade basta.
Decerto que como estudante, podemos esquecer que nosso código nos diz basicamente que “todo profissional precisa participar de práticas psicológicas como paciente/cliente, assim como as oferece, sendo psicoterapeuta e buscar atendimento para suas questões, compreender a realidade do outro assim como buscar compreender a sua e também buscar supervisão de outros profissionais da área a fim de evitar suas opiniões pessoais nas análises dos casos”.
Como profissional, nós vemos o quanto uma análise ou terapia podem ser essenciais e necessárias.
Porém, você realmente sabe a importância e os porquês de todo profissional de psicologia precisar de terapia? Você sabe debater com as justificativas dadas por aqueles que dizem que psicólogos não precisam de terapia?
“A faculdade me basta. Lá eu aprendo tudo que eu preciso para resolver os meus conflitos.”
Certamente você já deve ter escutado isso durante a sua jornada com a psicologia e talvez até tenha tornado isso como uma prática pessoal. Mas veja bem, você até pode garantir uma boa estrutura com o conteúdo dado, porém não é suficiente para realizar uma auto análise. “Mas por que?”, você deve estar se perguntando. Existem pontos cegos que você não identifica e que geralmente são as raízes dos problemas e que somente um outro profissional vai saber identificar junto com você.
Outro ponto importante é a prática. Claro que durante a faculdade você terá muitas aulas práticas e estágios supervisionados. Porém, como o próprio Contardo Calligaris escreveu em seu livro Cartas a um jovem terapeuta: “Um futuro terapeuta precisa ter sido paciente por muito tempo, pela necessidade de trabalhar com motivações conscientes ou inconscientes de seus pacientes. Então, essa terapia pode fazer com que você observe de perto a metodologia, ou te faça conhecer mais sobre si mesmo”; ou seja, a terapia pessoal é uma aliada importante para sua prática.
Por fim, mas extremamente importante: a auto análise é importante para lidar com a projeção! Pelo simples fato de ter consciência da sua personalidade e dos aspectos que pertencem a si e aqueles que pertencem ao seu paciente.
Eu como profissional que atua há anos na clínica, recomendo que você procure um psicólogo não só como forma de terapia pessoal, mas também como uma estratégia para seu trabalho.